A prática

A prática

2017.03.26 - Fotos Perfil Profissional - Deborah (14 de 28)

 São mais de 18 anos de atuação como psicóloga clínica. Durante este período vários trabalhos foram desenvolvidos.  A psicóloga Deborah Williamson, atua tanto prestando  serviços tradicionais como desenvolvendo produtos inéditos e criativos  em parceria com outros profissionais.  Estes produtos  diferenciados  fazem parte da ação do Ateliê Terapêutico Cuidar

 

  • Psicoterapia individual:

Procura-se psicoterapia quando os recursos individuais não são suficientes pra lidar com as questões da vida. Sintomas como ansiedade, depressão, confusão mental entre outro tantos, se fazem presentes junto com o sofrimento psíquico.

Através da relação terapêutica, o indivíduo terá a possibilidade de tornar se consciente de si mesmo, de sua maneira única de ser no mundo, identificando os pontos de estagnação e conflito.  A partir desta nova percepção, poderá encontrar novas formas de reagir e resgatar o movimento em direção a uma vida mais saudável.

A psicoterapia individual é feita em sessões semanais de cinquenta minutos. Podendo ser feita no consultório ou na residência dependendo do caso.

  • Orientação de pais e familiares:

O atendimento dentro do setting terapêutico é potencializado quando os familiares são sensibilizados e orientados para lidar com as mudanças que estão ocorrendo com o paciente. Normalmente este processo de orientação faz parte do trabalho psicoterapêutico.

Em algumas situações, quando o paciente ainda não está ainda apto ou aberto para fazer psicoterapia individual por exemplo: situações como crianças muito novas, depressões profundas,  quadro demenciais, transtorno de acumulação é  possível os familiares fazerem um trabalho de orientação para poderem lidar melhor com a situação e assim diminuírem seus sofrimento e contribuir indiretamente com a melhora do quadro.

A orientação de pais e familiares é feita em sessões de uma hora, num numero definido de sessões dependendo do caso. Realizadas normalmente no consultório em uma periodicidade de uma sessão a cada quinze dias.

  • Avaliação neuropsicológica

2017.03.26 - Fotos neuropsicologa reduzida

A avaliação neuropsicológica pode ser entendida como a avaliação do funcionamento cognitivo e da personalidade. Está avaliação se faz necessária quando se observa uma dificuldade significativa  de fazer uso de suas habilidades mentais ou quando ocorre mudança acelerada até mesmo repentina tanto das habilidades cognitivas como da personalidade.

Esta avaliação será norteadora para neurologistas, neurocirurgiões e psiquiatras, compreenderem quais alterações está ocorrendo e direcionar o tratamento. Para os familiares a compreensão do  quadro, auxilia imensamente no manejo desta situação.

A avaliação é feita normalmente em cerca de seis sessões de uma hora, sendo cinco de aplicação de testes e uma de devolução dos resultados e orientações.

  • Palestras

A Palestra é um recurso para realizar um trabalho preventivo, de esclarecimento e orientação que agrega conhecimento útil para a vida da pessoa. Geralmente é desenvolvida a partir da demanda de um tema para um público específico.

A psicóloga Deborah tem uma imensa satisfação de realizar palestras e de interagir com o público de uma forma dinâmica trazendo conhecimentos profundos, em uma linguagem acessível.

Palestras realizadas:

Colocando limites em crianças pequenas. Palestra realizada na Pré-escola Módulos e na Clínica infantil KLIN KIDS com o intuito de orientar pais sobre o processo de desenvolvimento infantil nos primeiros anos de vida e como colocar limites de uma forma adequada para o bom desenvolvimento psicológico.

Compreendendo a Desorganização e buscando soluções: O objetivo desta palestra é esclarecer aspectos neurológicos e emocionais que podem estar por traz de desorganização crônica. Palestra realizada no espaço do próprio consultório e no Projeto Prisma do Colégio Santa Maria.

Como lidar com o Cliente Cronicamente Desorganizado;  Além de esclarecer os aspectos neurológicos e emocionais presentes na desorganização crônica, esclarecer as diferenças do desorganizado crônico do Transtorno de acumulação.

ANPOP2014_038                  ANPOP2014_033 (1)                      ANPOP2014_042                  ANPOP2014_132

 Como melhorar a sua memória: O propósito desta palestra é apresentar de maneira clara e simples o funcionamento da atenção e memória nos seres humanos, para que alunos próximos do vestibular, façam melhor aproveitamento dessas funções cognitivas. Palestra realizada no Cursinho Objetivo de Santo Amaro.

brain-2062057_640